Johannes Freiberg

Universidade da Fáscia

    Criador do portal Universidade da Fáscia. É formado em Educação Física em 1983 pela Universidade de São Paulo (USP). Depois de exercer uma longa jornada como atleta e técnico das seleções paulista e brasileira de Caratê onde obteve os títulos de campeão paulista (25x), brasileiro (23x), sul-americano (2x) e pan-americano (2x), ainda registra em seu corpo de conquistas o título de campeão no Mundialito de Angola em 1988 de lutas e formas, e obtém os 3º e 4º lugares nos mundiais do Egito (83) e da França (98). Participou de modo direto na tradução de 15 livros junto à editora Pensamento/Cultrix, sendo o mais conhecido – “O Melhor do Karate” –  (uma coletânea de 11 livros)

    O contato com os estudos da fáscia surgiu em 2000 por ocasião de seu ingresso para a formação de Integrador Estrutural Rolfing®, onde obtém os títulos – Estrutural e de Movimento Avançados. Estudou com Hubert Godard em sua formação de Rolfista e com Liz Gaggini a biomecânica do Rolfing®. Fez a formação em terapia Cranio Sacral pelo Milne Institute  e  hoje exerce também a função de professor assistente na formação de Rolfing®. Na ampliação deste percurso, iniciou suas pesquisas em fáscia e movimento se vinculando ao grupo de Fascial Fitness da Alemanha (2014), que tem fortes relações com o Fascial Research Society – um grupo de cientistas da Fáscia que vem buscando investigar a Fáscia nos campos patológicos, fisiológicos e do movimento, como Robert Schleip,  Andry Vleeming, Van der Wal, Tomas Findley, Carla Stecco, Paul Hodges, entre outros.

    Desde 2014, vem desenvolvendo no Brasil um projeto para estimular o interesse e o aprendizado sobre a importância do Tecido Conjuntivo no controle motor para dentro dos espaços dos ginásios de esporte e para dentro dos espaços de movimento, com o Tensegridade Funcional – um projeto em parceria com a Core 360 Treinamento Funcional.

    Hoje, além de seus trabalhos como Integrador Estrutural  e professor de Karate, atua como Master Trainer Fascial Fitness, sendo responsável pela difusão e ensino do Fascial Fitness no Brasil.

    Também vem se dedicando a compreender como a relação entre morfologia e comportamento formam os conteúdos significantes para o gesto e a palavra, visíveis nas atitudes e nas posturas formadas durante uma vida.  Através dos estudos da Psicologia Formativa de Stanley Keleman junto a Leila Cohn,  vem formando uma clínica educativa focada no discurso motor.

    Esteve junto ao pensamento de Regina Favre, de 1998 até 2014 onde formou o contexto de seus trabalhos – do corpo como subjetividade – desenvolvendo sua pesquisa sobre Forma e Subjetividade nas práticas do Rolfing®.

    Entre os estudos e seu próprio aprendizado nos treinamentos,  pôde  levar adiante e aprofundar-se  em detalhes sobre os  diversos aspectos do movimento fisiológico e comportamental.

    Atualmente, se dedica a pesquisar a Fáscia e seu comportamento, por meio dos estudos de Anatomia da Fáscia.

    Trabalha como Educador Somático, Treinador Master Fascial Fitness, Integrador Estrutural e Artista Marcial (Karate) por todo o País.